No post de hoje iremos falar sobre um tema que tem gerado muita discussão: inteligência artificial. Será que seremos substituídos por robôs?
De acordo com uma pesquisa norte-americana, a automação tem o potencial de acabar com 73 milhões de trabalhos até 2030. Que a inteligência artificial está afetando o mercado de trabalho não é novidade, mas nem tudo é motivo para desespero.
Trabalhos serão extintos?
A tecnologia já começou a substituir os humanos em algumas atividades e não precisamos ir muito longe para presenciar essa realidade. É muito comum nos supermercados, por exemplo, encontrarmos caixas de autoatendimento no lugar de caixas humanos.
Quanto mais repetitiva e mecânica for a atividade, maiores são as chances dela ser extinta e passar a ser realizada por uma máquina.
Mas, ao mesmo tempo que a evolução tecnológica vai acabar com muitos trabalhos, ela também vai gerar uma série de novas oportunidades e uma gama enorme de novos empregos, de acordo com a especialista Irina Bezzan.
As máquinas são potentes em muitos aspectos, mas trabalhos criativos, que precisam de senso crítico ou empatia não serão substituídos pela inteligência artificial.
Papel do RH
O RH desempenha um papel fundamental para ajudar os colaboradores a se manterem atualizados e prepará-los para lidar com as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho.
É importante que o RH estude, saiba quais são as tendências do mercado, aprenda coisas novas e ofereça para os colaboradores ferramentas para que eles possam aprimorar suas hard e soft skills. Tanto o desenvolvimento técnico quanto comportamental devem ser contemplados através de:
- treinamentos;
- programas de desenvolvimento e acompanhamento de carreira;
- programas de coaching.
Além disso, deve oferecer cuidados com a saúde mental, já que o processo de transformação digital pode gerar ansiedade e estresse. O RH pode oferecer suporte emocional e psicológico, além de programas de bem-estar e qualidade de vida, para ajudar os colaboradores a lidar com as mudanças de forma saudável e produtiva.
Empresa: como agir
No futuro, provavelmente, as empresas estarão divididas em 2 grandes grupos:
- Plataforma altamente tecnológica
Aqui provavelmente não existirão humanos trabalhando, porque não será preciso. Uma empresa de delivery, por exemplo, poderá usar carros autônomos ou drones para realizar as entregas.
- Organizações baseadas em humanos
Do outro lado teremos as organizações baseadas nos seres humanos. Sem eles, elas não existem. São organizações ecossistêmicas, comunidades de desenvolvimento de humanos, com as quais uma pessoa só vai se vincular se estiver conectada ao seu propósito de vida.
As empresas precisarão se posicionar e escolher seu modelo de negócio. Caso opte por ser uma empresa de plataforma, com poucos ou zero humanos, é importante que a organização escolha um give back para a sociedade.
Por outro lado, se sua empresa se posicionar como uma empresa de cultura, você deverá estudar e aplicar estratégias para desenvolver os humanos que estiverem com você.
Humano: como agir
Você, como pessoa, precisa entender onde você se encaixa e qual é o seu propósito. Cada vez mais buscaremos trabalhos que estejam conectados ao nosso autodesenvolvimento e autoconhecimento.
O humano também vai poder criar seu avatar e monetizar isso. Talvez você não queira trabalhar para uma empresa 8 horas por dia, 5 dias por semana, pois você poderá fazer sua renda através do metaverso.
Pensando nisso, para atrair e reter talentos, as empresas que optarem por trabalhar com pessoas, precisarão mais do que nunca ter um RH e um ambiente de trabalho humanizado que colabore para a evolução, não só profissional, como também pessoal de cada colaborador.
Unindo forças
Os seres humanos devem usar tecnologia a seu favor, recorrendo às novas ferramentas para potencializar o seu próprio trabalho. Essa parceria é fundamental para que tenhamos um futuro saudável.
É inegável, como dissemos anteriormente, que a inteligência artificial é um instrumento poderoso, mas o que dá significado para as coisas é o humano, e humano que souber usar a tecnologia, irá se destacar em qualquer área.
Vamos pegar como exemplo uma das profissões mais antigas do mundo, a medicina. De acordo com a futurista Ligia Zotini, na área médica as informações se atualizam a cada 73 dias. Fica muito difícil para um humano acompanhar isso e absorver todas as mudanças sem a ajuda da tecnologia.
Se um médico tiver, trabalhando junto com ele, uma inteligência artificial, essa ferramenta pode registrar informações de tudo que já existiu relacionado a qualquer tipo de doença (sintomas, casos de sucesso, casos de não sucesso, tipos de tratamento, pesquisas, atualizações, etc.). Quando ele estiver tratando um paciente, essas informações podem ser muito úteis para que ele dê um diagnóstico e um tratamento mais preciso para seu paciente.
Quer saber mais?
A inteligência artificial é poderosa, mas a tecnologia mais importante que existe é a tecnologia humana, como bem colocaram nossas convidadas Irina Bezzan e Ligia Zotini. Para saber detalhes sobre o papo que batemos, corre lá no nosso videocast!