Às vezes a gente fica na dúvida sobre quais documentos precisamos apresentar para pedir um reembolso. Tem algumas documentações obrigatórias que você tem que conhecer antes de pedir o reembolso para ele ser aprovado. Aqui embaixo a gente compartilha as principais informações para você fazer o seu pedido de reembolso
Consultas:
Nota fiscal que deve conter:
- Nome completo do beneficiário do plano de saúde
- Descrição do serviço (consulta médica)
- Nome e CRM do medico contendo a especialidade
- Data da consulta
- Valor pago
- Endereço completo
⚠️ Assinatura digital com Certificado de validação ou carimbo do medico.
Receita Saude deve conter :
- Identificação do Médico : Nome completo e número do CRM/UF (Conselho Regional de Medicina).
- Registro de Qualificação de Especialista (RQE) : Quando aplicável, deve ser incluído.
- Identificação do Paciente: Nome completo e número do CPF, disponíveis.
- Dados de Emissão: Deve constar os dados em que o documento foi emitido.
- Assinatura Qualificada do Médica:
- Para documentos eletrônicos: assinatura digital transferida.
- Para documentos manuscritos: assinatura acompanhada do carimbo ou do número de registro no CRM.
- Dados de Contato Profissional: Telefone e/ou e-mail do médico.
- Endereço Profissional ou Residencial do Médico: Deve constar no documento.
Em casos de solicitação de Relatorio Medico:
Além das informações gerais exigidas para documentos médicos, quando o beneficiário precisar apresentar um relatório médico à operadora do plano de saúde para solicitar serviços assistenciais, o documento deve incluir:
- Data de Início do Acompanhamento Médico: Indica desde quando o médico acompanha o paciente.
- Resumo do Quadro Evolutivo: Deve trazer informações sobre a evolução da condição, incluindo possíveis remissões ou recidivas.
- Terapêutica Empregada e/ou Indicada: Detalha os tratamentos realizados ou recomendados.
- Diagnóstico (CID): Apenas se autorizado expressamente pelo paciente.
- Prognóstico do Quadro de Saúde: Previsão sobre a evolução do estado de saúde do paciente.
Exames:
Nota fiscal que deve conter:
- Nome do paciente;
- CNPJ do laboratório/Clínica;
- Data da realização;
- Descrição de todos os exames realizados com valor individual e por código TUSS e;
- Valor total pago
- Endereço completo
Pedido médico contendo:
- Nome do paciente;
- CID ou Hipótese Diagnóstica;
- Nome, com CRM do medico;
- Todas essas informações devem estar em papel timbrado
- Endereço completo
⚠️ Assinatura digital com Certificado de validação ou carimbo do medico.
Receita Saude deve conter:
- Identificação do Médico : Nome completo e número do CRM/UF (Conselho Regional de Medicina).
- Registro de Qualificação de Especialista (RQE) : Quando aplicável, deve ser incluído.
- Identificação do Paciente: Nome completo e número do CPF, disponíveis.
- Dados de Emissão: Deve constar os dados em que o documento foi emitido.
- Assinatura Qualificada do Médica:
- Para documentos eletrônicos: assinatura digital transferida.
- Para documentos manuscritos: assinatura acompanhada do carimbo ou do número de registro no CRM.
- Dados de Contato Profissional: Telefone e/ou e-mail do médico.
- Endereço Profissional ou Residencial do Médico: Deve constar no documento.
1° Obs: No caso de exames com Diretriz de Utilização o pedido médico deve conter as informações necessárias para esclarecimento do cumprimento da DUT
2° Obs: Em alguns casos em que a operadora realiza uma auditoria do procedimento, é necessário enviar um comprovante de pagamento (voucher do cartão de crédito, comprovante de transferência bancária ou PIX, etc.). Se você quiser enviar o comprovante no início da solicitação, evitará possíveis solicitações posteriores.
3° Obs: Em possivel que a operadora solicite laudo dos exames (resultado dos exames), csso tenha e puder anexar é melhor ainda.
Honorários médicos de cirurgias:
1. Nota fiscal quitada, deve conter as seguintes informações:
- Datada e assinada com o registro do profissional + Desmembrado por profissional e código TUSS.
- Caso não tenha na nota, se faz necessário um relatório médico, com o rateio dos valores, com todas essas informações devem estar em papel timbrado no seguinte exemplo:
Procedimento A (Código do Procedimento) Cirurgião (Nome e CRM): R$ xxxx 1° auxiliar (Nome e CRM): R$ xxx Anestesista (Nome e CRM): R$ xxx Instrumentador (Nome e RINIC): R$ xxx Procedimento B (Código do Procedimento) Cirurgião (Nome e CRM): R$ xxxx 1° auxiliar (Nome e CRM): R$ xxx Anestesista (Nome e CRM): R$ xxx Instrumentador (Nome e RINIC): R$ xxx
2. Relatório médico com descrição do(s) procedimento(s) cirúrgico(s) realizado(s), tempo de acompanhamento e existência da patologia;
3. Para cirurgia de retirada parcial ou total de órgãos, é necessário o envio do laudo anátomo patológico
4. Descritivo cirúrgico contendo todas informações da cirurgia realizada
5. Se você usou anestesia, é necessário encaminhar a ficha anestésica.
⚠️ Assinatura digital com Certificado de validação ou carimbo do medico.
Obs: Em alguns casos em que a operadora realiza uma auditoria do procedimento, é necessário enviar um comprovante de pagamento (voucher do cartão de crédito, comprovante de transferência bancária ou PIX, etc.). Se você quiser enviar o comprovante no início da solicitação, evitará possíveis solicitações posteriores.
Observação: Caso o reembolso tenha mais de 10 mil reais, da uma olhada nas documentações que são necessárias no link abaixo:
Documentos para reembolso com o valor total ou acima de R$ 10.000,00Internações Hospitalares
- Nota fiscal quitada contendo local do atendimento, data de internação e alta hospitalar, padrão de acomodação utilizada, descrição individual dos itens cobrados;
- Relatório médico com descrição do(s) procedimento(s) cirúrgico(s) realizado(s), tempo de acompanhamento existência da patologia. Quando forem casos clínicos, é necessário que conste a data das visitas e a especialidade do médico que as realizou, com todas essas informações devem estar em papel timbrado;
- Prescrição de exames, medicamentos e materiais utilizados;
- Detalhamento e valores individuais cobrados para materiais, medicamentos, taxas, exames e OPME;
- Quantidade e custos individuais de diárias hospitalares e honorários médicos;
- Laudos de exames relacionados ao diagnóstico.
Observação: Caso o reembolso tenha mais de 10 mil reais, da uma olhada nas documentações que são necessárias no link abaixo:
Documentos para reembolso com o valor total ou acima de R$ 10.000,00Terapias
Pedido médico contendo:
- Nome do paciente
- CID ou Hipótese Diagnóstica
- Nome e CRM do medico
- Endereço completo
⚠️ Assinatura digital com Certificado de validação ou carimbo do medico.
Nota fiscal deve conter:
- Nome do paciente
- Registro do Profissional (CRP, CRF e etc) e/ou CPF do profissional
- Descrição do serviço (terapia psicologica, fono e etc)
- Data da realização (caso seja mais de uma sessão, se faz necessário vir desmembrado o valor por sessão)
- Valor total pago
- Endereço completo
Receita Saude deve conter:
- Identificação do Médico : Nome completo e número do CRM/UF (Conselho Regional de Medicina).
- Registro de Qualificação de Especialista (RQE) : Quando aplicável, deve ser incluído.
- Identificação do Paciente: Nome completo e número do CPF, disponíveis.
- Dados de Emissão: Deve constar os dados em que o documento foi emitido.
- Assinatura Qualificada do Médica:
- Para documentos eletrônicos: assinatura digital transferida.
- Para documentos manuscritos: assinatura acompanhada do carimbo ou do número de registro no CRM.
- Dados de Contato Profissional: Telefone e/ou e-mail do médico.
- Endereço Profissional ou Residencial do Médico: Deve constar no documento.
Obs: Em alguns casos em que a operadora realiza uma auditoria do procedimento, é necessário enviar um comprovante de pagamento (voucher do cartão de crédito, comprovante de transferência bancária ou PIX, etc.). Se você quiser enviar o comprovante no início da solicitação, evitará possíveis solicitações posteriores.
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