Ter um benefício com coparticipação significa que a empresa contratante é responsável pelo pagamento da mensalidade, e fica a cargo do beneficiário pagar uma parte de alguns procedimentos utilizados. Normalmente consultas, exames, cirurgias entre outros.
De modo geral, o valor da coparticipação é descontado diretamente na folha de pagamento do colaborador ou no valor de reembolso pago pela operadora/seguradora.
Ficou difícil de entender? Por exemplo, imagine que você possua um exame que custará 50 reais, e o seu plano de saúde tem 10% de coparticipação para esse procedimento. Após o recebimento da cobrança pela operadora, que leva em torno de 30 a 90 dias, você terá um desconto de cinco reais na folha de pagamento. O mesmo vale para reembolsos solicitados, levando em conta a mesma situação, você receberia 45 reais de reembolso do convênio.
Por esse motivo, é importante consultar antes da contratação do benefício o tipo de adesão do contrato, para que você esteja ciente em relação a obrigatoriedade de inclusão de seus colaboradores.
Se você já é cliente Piwi, você pode acessar essa informação nos detalhes de seu benefício no painel do RH, seguindo os passos abaixo:
- Faça o login no Painel do RH;
- À direita, fica uma listagem dos benefícios (plano de saúde, odontológico, segura vida ou outros benefícios) sob gestão da Piwi contratados por sua empresa;
- Escolha um dos produtos e clique em “Ver detalhes”.
- Na área “Dados adicionais”, encontre o termo “Coparticipação”.