Se você acha que ter um propósito bem definido e estratégias incríveis são suficientes para garantir o sucesso da sua empresa, sinto te dizer que você está deixando de lado uma parte muito importante: a Cultura Organizacional.
Nesse post nós vamos falar sobre Processos de Cultura Organizacional. Você vai aprender a moldar a cultura da sua empresa de forma eficaz, vai entender como construir jornadas de aprendizagem para o Design da Cultura e muito mais. Afinal, de nada adianta você ser um gênio estrategista. Se você não cuidar com carinho da cultura da sua organização, você vai ficar para trás.
O que é Cultura Organizacional
Cultura Organizacional é o conjunto de crenças, hábitos, valores e práticas adotadas por uma empresa. Ou seja, é algo que a organização é e não algo que ela tem.
Esse conjunto de comportamentos costuma ser desenvolvido por aquele grupo por dois motivos principais:
- para responder aos desafios do mercado: adaptação daquele grupo, daquela organização ao mercado
- integração interna: a pessoa nova precisa saber como as coisas funcionam naquela organização
A Cultura Organizacional deve sempre despertar o melhor das pessoas.
Diferença entre Cultura e Clima Organizacional
Cultura Organizacional é o conjunto de comportamentos desejados, é o que acontece no dia a dia da empresa. Está acontecendo a todo momento e norteia as tomadas de decisões.
Clima Organizacional é a medição da experiência do colaborador neste exato momento. Ou seja, é uma forma de medir a cultura, é o diagnóstico.
Cultura Organizacional e Sucesso da Empresa
Ter uma cultura organizacional bem estruturada é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. A cultura anda lado a lado com a estratégia: elas se complementam. De nada adianta a organização ter uma estratégia ótima. Se a cultura não for forte o suficiente para que a estratégia saia do papel, as atitudes pensadas não serão implementadas.
Como moldar uma Cultura Organizacional
Maurício Betti, sócio fundador da Talent Academy, sugere que as empresas utilizem o método do Golden Circle, ou Círculo Dourado, criado pelo especialista em liderança Simon Sinek. Trata-se de um círculo que tem 3 perguntas centrais: por quê, como e o quê.
A empresa deve começar pelo "por quê", que nada mais é do que o propósito. O primeiro passo para construir uma Cultura Organizacional inspiradora é ter um propósito claro, é definir o motivo da existência da empresa. Isso vai garantir que a organização consiga se adaptar às mudanças de contexto e se conectar às necessidades do consumidor.
O segundo passo é definir o "como". Como a empresa vai entregar seu produto ou serviço para seus clientes? Nesta etapa é importante traçar as estratégias que serão seguidas e quais são os princípios que irão nortear as decisões.
O terceiro passo é definir "o quê". O que a empresa vai entregar para os consumidores? O que a organização irá fazer?
Seguindo esses 3 passos você conseguirá moldar com mais clareza a Cultura Organizacional da sua empresa.
A Cultura Organizacional pode ser modificada?
Idealmente a Cultura Organizacional deve permanecer a mesma. O que deve mudar são as estratégias, os produtos e serviços que você oferece, para que você esteja sempre em sintonia com as necessidades do consumidor.
Contudo, algumas empresas não possuem culturas inspiradoras. E o pior, algumas possuem culturas tóxicas. Nesses casos, é importante que a Cultura Organizacional seja modificada.
Como mudar minha Cultura Organizacional
Para mudar a Cultura Organizacional da sua empresa e construir uma cultura inspiradora, você deve seguir 5 passos.
1º passo - DIAGNOSTICAR
Você precisa fazer um diagnóstico para identificar como está a cultura da sua empresa. Para isso você deve analisar o cenário atual respondendo às seguintes perguntas:
- qual é a cultura atual?
- ela é positiva?
- ela desperta o melhor das pessoas?
- ela estimula que os colaboradores tenham os comportamentos esperados?
É importante que esse diagnóstico seja feito com base na cultura real, ou seja, naquilo que acontece na prática na empresa e não com base naquilo que está no papel.
2º passo - PLANEJAR
Depois de diagnosticar, ou seja, de ter uma visão do cenário atual, você precisa definir com clareza onde você quer chegar e qual é a cultura desejada. Na sequência, você deve criar um plano detalhado de ações que serão tomadas para que o objetivo seja alcançado.
3º passo - COLOCAR EM PRÁTICA
Nesta fase você vai executar o plano que foi traçado.
4º passo - MANUTENÇÃO
Nesta fase você pode oferecer treinamentos para que as pessoas "entrem no clima da cultura". Você deve, ainda, identificar quais colaboradores da sua empresa irão ajudar a disseminar a cultura desejada no dia a dia para que a cultura seja mantida.
5º passo - RECONHECIMENTO
É importante que a empresa reconheça as pessoas que estão tendo comportamentos positivos.
Design da Cultura Organizacional
Pensando em construir uma Cultura Organizacional transformadora e que tenha uma visão de futuro, você pode fazer o Design da Cultura Organizacional da sua empresa, como ensina Marco Ornellas, CEO da Ornellas Consulting e Academy.
De acordo com o especialista, se a organização tem um conjunto de comportamentos e o posicionamento da empresa começa a ficar inadequado ou desatualizado, é preciso recalcular a rota.
Mas como?
Primeiro você precisa reconhecer em que cenário sua empresa está e qual cenário vocês terão pela frente. Para isso, fazer uma conexão entre passado, presente e futuro, vai ajudar.
Depois deve criar um mapa da cultura atual e da cultura desejada. Você vai identificar quais comportamentos serão exigidos de acordo com os seus objetivos para entender quais movimentos você precisa fazer. Alguns valores serão mantidos e outros serão transformados.
Inovação, Culturas Ágeis e Novas Dinâmicas Organizacionais
Pensando em inovação e futuro, Marco diz que uma cultura de inovação é uma cultura de abordagens mais ágeis, mais inovadoras, de correr mais riscos. A empresa precisa estar sempre em movimento. Você explora, idealiza, cria uma ideia, prototipa, faz testes, erra e corrige.
Esse movimento contínuo deve ser feito pensando no futuro, mas deve ser feito agora. Você cria uma solução para agora e com o tempo descobre se ela vai permanecer ou não.
Antes as pessoas pensavam que era importante construir algo permanente. Hoje é importante você pensar no presente e não na permanência. Não sabemos o que vai acontecer amanhã. A visão de futuro está ligada ao agora, ao agir no presente e ter a capacidade de se moldar.
Nesse cenário você precisa lidar com dois paradoxos importantes. Primeiro resiliência, do ponto de vista emocional, para superar as pressões. Ao mesmo tempo, é preciso ter muita plasticidade mental para mudar conceitos e mudar ideias, abandonar tudo aquilo que não faz mais sentido e estar em constante movimento.
Um paradigma que tínhamos e que precisa ser quebrado é achar que mudar a rota e mudar de opinião significa fraqueza. Não significa. É importante ter adaptabilidade para se destacar no presente e no futuro.
Se sua empresa ainda não tem uma Cultura Organizacional inspiradora, comece ainda hoje esse movimento. Leve sua atenção para esse tema e transforme a cultura da sua empresa para que ela seja capaz de despertar o melhor que existe em cada pessoa e possa se destacar no mercado.
Quer saber mais?
Esse foi mais um post da série Futuro do RH. Espero que você tenha gostado. Como você pode ver, aqui, além de trazer um especialista pra descomplicar o seu hoje, a gente te prepara pra se destacar também amanhã.
E, se você quiser saber detalhes sobre o papo que batemos com Mauricio Betti e com o Marco Ornellas, corre lá no nosso videocast!
Não perca os próximos episódios pra continuar mergulhando com a gente no Futuro do RH.